top of page

Vacinação antirrábica para cães e gatos é oferecida gratuitamente em São José dos Pinhais

  • admjornale
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

25/04/2025



Em São José dos Pinhais, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sems), disponibiliza gratuitamente a vacina antirrábica para cães e gatos, com o intuito de proteger a saúde pública. A vacinação é realizada às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, no período da manhã, e às quartas-feiras, no período da tarde.


Segundo a chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de São José dos Pinhais, Edite Rocha, a medida visa imunizar os bichinhos de estimação contra a raiva, uma doença viral de extrema importância devido à sua letalidade.


“A vacina antirrábica é fundamental para a prevenção da raiva, uma doença viral grave que pode ser transmitida por meio de mordidas, lambidas ou arranhões de animais infectados”, explica Edite.


Na UVZ, a vacina está disponível para cães e gatos a partir de 4 meses de idade. No entanto, a imunização não é realizada de forma domiciliar. Durante a vacinação, os animais precisam estar acompanhados de um tutor maior de idade, com guia e com capacidade de conter o animal.


É importante lembrar que a quantidade de doses é limitada, por isso o agendamento deve ser feito com antecedência, por meio do WhatsApp (41) 98508-0800. Após o agendamento, os tutores devem comparecer à UVZ, localizada na Rua Quirino Zagonel, n.º 237 – Braga.


A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.


Sobre a raiva


“A vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenir a raiva tanto nos animais quanto nos seres humanos. É fundamental também evitar o contato com animais sem dono e tomar precauções ao lidar com animais silvestres, como morcegos, que podem ser transmissores do vírus”, enfatiza a veterinária da UVZ, Cassiana Dahlke Machado.


Cassiana explica que, segundo o Ministério da Saúde, a região Sul e Sudeste do país é livre da raiva furiosa (canina). Entretanto, é possível que aconteçam casos de transmissão por morcegos.


“Embora os morcegos sejam potenciais transmissores da raiva, é importante destacar a importância desses mamíferos voadores no equilíbrio do ecossistema. Em áreas urbanas, é comum encontrar morcegos das espécies insetívoras e frugívoras, devido à grande oferta de alimentos e abrigos”, explica a veterinária.


Esses animais possuem hábitos noturnos e ajudam na polinização de flores, na dispersão de sementes (inclusive em áreas degradadas) e no controle natural de insetos e aracnídeos.


Por esses motivos, é fundamental preservar a espécie e seguir os cuidados recomendados pela UVZ:


  • Nunca toque em morcegos, vivos ou mortos;

  • Caso encontre um morcego em casa, cubra o animal com um balde ou caixa virada para baixo e acione imediatamente a UVZ;

  • Se houver contato direto com o animal, procure a unidade de saúde mais próxima;

  • Conforme a Lei Federal 9.605/98, os morcegos são animais silvestres protegidos por lei e não devem ser feridos ou mortos.


A raiva é uma das doenças mais letais para os seres humanos, com uma taxa de mortalidade próxima de 100% se não tratada. Cassiana acrescenta que a raiva é uma doença passível de eliminação no ciclo urbano, com a vacinação de animais como cães e gatos e outras medidas preventivas, como a vacinação humana e o fornecimento de soro antirrábico. “A eliminação da doença é possível por meio do controle e monitoramento da população animal e ações rápidas de bloqueio em caso de surtos”, disse.


Como se prevenir?


Segundo a UVZ, a prevenção da raiva envolve cuidados essenciais, como a vacinação regular de cães e gatos. Além disso, caso ocorra uma agressão por parte de qualquer animal, a orientação é procurar imediatamente um atendimento médico.


“É importante lavar bem o ferimento com água e sabão, e aplicar antisséptico. A profilaxia da raiva humana pode ser iniciada com a aplicação de vacina e/ou soro, conforme avaliação do médico”, explica a chefe da Unidade, Edite.


Em casos de mordida ou agressão por cães ou gatos, se possível, deve-se observar o animal por 10 dias. Se ele apresentar sintomas de raiva ou morrer durante esse período, a informação deve ser imediatamente repassada aos serviços de saúde.


Serviço


Vacinação antirrábica na UVZ de São José dos Pinhais.

Agendamento: WhatsApp (41) 98508-0800.

Endereço: Rua Quirino Zagonel, n.º 237 – Braga.


Foto: Divulgação

Comments


Últimas Notícias

bottom of page