top of page

Rotas cervejeiras em Curitiba e Região fomentam o turismo

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • há 7 horas
  • 2 min de leitura

24/04/2025


O tour passa por 17 bairros e conta com mais de 20 pubs, bares e empreendimentos



Em evidência nas produções e atrativos ligados à gastronomia – que envolve tanto comida, quanto bebidas –, o Estado é destaque no turismo cervejeiro, com rotas consolidadas na Capital e na Região Metropolitana. De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), em 2024 o Paraná se estabeleceu como um dos estados com maior número de empresas do ramo, com mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.

 

Curitiba conta com a Rota Cervejeira, uma opção para conhecer mais da cultura que envolve a produção e degustação da bebida. Lançada em 2024 pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), o roteiro conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná.

 

O tour passa por 17 bairros e conta em seu itinerário com mais de 20 pubs, bares e empreendimentos. O roteiro conecta turistas, apreciadores e profissionais à cena curitibana das produtoras artesanais, dando destaque às microcervejarias. Confira as participantes e o trajeto completo AQUI.

 

Já em Pinhais, na Região Metropolitana (RMC), é possível visitar a Rota da Cerveja Artesanal, que conta atualmente com sete empreendimentos em seu itinerário. O roteiro é outra boa opção para os turistas que podem conhecer um município de fácil acesso, localizado a aproximadamente 10 km de carro do Centro de Curitiba e a 18 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na vizinha São José dos Pinhais.

 

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado -, afirma que as rotas são atrativos importantes, que destacam os municípios e fomentam a regionalização.

 

“Muitas vezes, um município que não conta com tantos atrativos turísticos encontra na sua cultura e na criação de rotas um novo fluxo e produto que valoriza o turismo municipal. A regionalização é muito importante, porque o turista que vem fazer a Rota Cervejeira de Curitiba pode conhecer a Rota da Cerveja em Pinhais, visitar o Caminho do Vinho em São José dos Pinhais e aproveitar muitos outros atrativos na Região Metropolitana”, afirmou.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page