08/03/2023
Governador teve encontro com o vice-ministro da Agricultura
O governador Ratinho Junior participou de uma série de agendas com empresários em Tóquio, no Japão, nesta quarta-feira (08). Após o encontro com o vice-ministro da Agricultura do país asiático, que teve como objetivo abrir o mercado de importação de carne suína e bovina, ele apresentou a representantes comerciais de grandes empresas como Sumitomo, Mitsui e Marubeni, que adquirem alimentos em todo o mundo, as possibilidades que elas podem encontrar no Paraná, o principal produtor de proteína animal do Brasil.
O Japão já é um dos maiores mercados importadores da produção estadual de frango, mas o objetivo é ampliar as exportações das demais cadeias.
Ratinho Junior apresentou o trabalho das cooperativas paranaenses aos empresários, destacou as potencialidades do Estado na produção de carnes suína e bovina, além da industrialização de alimentos, e ressaltou que o Paraná está preparado para negociar com o país asiático. “Tivemos reuniões com vários grandes grupos, alguns que já atuam no Brasil e no Paraná, e com outros estamos abrindo mercado, apresentando as empresas paranaenses para que eles possam comprar produtos locais e fomentar ainda mais a nossa economia”, ressaltou.
Um dos encontros foi com o grupo Sumitomo, que já tem uma relação comercial estabelecida com o Estado e anunciou recentemente um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de pneus em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. O encontro quer expandir os negócios com a empresa, uma das maiores compradoras de alimentos do mundo.
“Falamos com o presidente do grupo porque, além do negócio automotivo, eles são grandes compradores de alimentos no mundo. Nosso objetivo é que o Paraná passe a fornecer proteína animal para o Japão e para alguns países da Ásia”, destacou o governador. “Apresentamos as nossas cooperativas, as empresas que estão no Paraná, mostramos que o Estado tem a chancela de área livre de febre aftosa sem vacinação. Queremos vender carne suína e bovina para o Japão, Coreia do Sul, Singapura e tantos outros”.
Outra agenda foi com a Mitsui Busan, conhecida por grandes investimentos em infraestrutura, alimentos e bebidas, produtos industriais, serviços financeiros, imobiliário, varejo, expedição, logística, entre outros. A empresa é uma das acionistas da Compagas. A ideia é que o grupo também passe a comprar alimentos do Paraná. O governador também apresentou os projetos estaduais em infraestrutura, como a Nova Ferroeste, corredor de 1,5 mil quilômetros que vai conectar Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá, potencializando o transporte de grãos e alimentos congelados.
Ratinho Junior se reuniu ainda com a Marubeni, líder no comércio de cereais na Ásia, além de ter relação com instalações elétricas e industriais. A empresa já tem atuação no Paraná. O grupo compra alimentos do Estado, por meio da cooperativa Lar, e é proprietário do Café Iguaçu, cuja produção está alocada em Cornélio Procópio, no Norte do Estado.
Comments