Prefeitura limpa 20 km de rios para evitar enchentes
- JORNALE
- há 4 dias
- 1 min de leitura
10/04/2025
A limpeza inclui rios, córregos, canais e valas de drenagem

Manter os rios e córregos da cidade limpos e desassoreados é uma das estratégias da Prefeitura de Curitiba para prevenir enchentes e alagamentos, sobretudo em períodos de chuvas mais intensas.
No primeiro trimestre deste ano, equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalharam na retirada de lixo, entulho e materiais orgânicos acumulados em 20 quilômetros de cursos d’água. A extensão equivale a limpar todo o Rio Belém, que corta Curitiba de Norte a Sul e tem aproximadamente a mesma metragem. Isso tudo em apenas três meses e considerando o fato de que janeiro e fevereiro foram meses muito chuvosos, quando a entrada dos equipamentos nos rios ficou prejudicada.
A limpeza inclui rios, córregos, canais e valas de drenagem, fundamentais para ampliar a capacidade de vazão da água da chuva e reduzir os impactos nos bairros. A medida também contribui para o enfrentamento das mudanças climáticas, com a proteção da saúde dos rios e da qualidade de vida da população.
“Manter os rios desassoreados é uma ação contínua e essencial para que a água da chuva tenha por onde escoare”, explica Paulo Vitor Luca, diretor do Departamento de Drenagem.
Comments