Pinhais adere ao programa Laço Amarelo para reforçar segurança no trânsito
- admjornale
- há 2 dias
- 2 min de leitura
25/04/2025

A Prefeitura de Pinhais acaba de dar um importante passo no fortalecimento de suas políticas públicas de mobilidade urbana e segurança viária. O município firmou adesão ao programa “Município Laço Amarelo”, iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), referência nacional e internacional no enfrentamento dos altos índices de acidentes (sinistros) de trânsito.
O Programa Laço Amarelo visa apoiar tecnicamente os municípios brasileiros na implementação de ações voltadas à redução dos sinistros de trânsito e à conscientização dos cidadãos sobre a importância de um comportamento seguro nas vias. Com essa parceria, Pinhais passa a integrar uma rede nacional de municípios comprometidos com a preservação da vida no trânsito, alinhando suas ações às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 11, que trata de cidades seguras e sustentáveis.
“O município enfrenta desafios crescentes relacionados à urbanização, aumento do fluxo de veículos e à necessidade de promover mudanças comportamentais nos usuários das vias públicas. Dados locais e estaduais evidenciam o impacto dos acidentes de trânsito na saúde pública e na economia, além de afetarem diretamente a qualidade de vida da população. Nesse sentido, iniciativas como o programa ‘Município Laço Amarelo’ tornam-se indispensáveis para alcançar resultados concretos e duradouros”, aponta o diretor de Engenharia, Mobilidade e Segurança Viária da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Pinhais (Seset), Diego Andrade.
A adesão ao programa permitirá ao município acesso a materiais técnicos, campanhas educativas, treinamentos e consultoria especializada. “Essas ferramentas são essenciais para a implementação de ações eficazes de educação, engenharia e fiscalização no trânsito. O programa também promove o intercâmbio de boas práticas entre os municípios participantes por meio de eventos como o Laço Amarelo Day e congressos regionais”, explica Andrade. “A segurança viária precisa ser pensada de forma contínua, com planejamento e educação. O Laço Amarelo nos oferece uma estrutura sólida para ampliar nossas ações, qualificar nossos profissionais e, principalmente, promover uma mudança de cultura no trânsito, salvando vidas”, completa.
Mais informações no site: https://www.onsv.org.br/lacoamarelo/municipio
Foto: Divulgação
Comments