Pimentel defende que governo federal assuma gratuidade dos idosos
- JORNALE
- há 7 horas
- 1 min de leitura
07/04/2025
Prefeito de Curitiba participou de encontro em Brasília

O prefeito Eduardo Pimentel destacou, na manhã desta segunda-feira (7/4), em Brasília, a necessidade de o governo federal entrar na discussão do subsídio das gratuidades no transporte coletivo. Ele participou da abertura da 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).
“Todas as cidades de médio e grande porte têm um trabalho individual no transporte coletivo, o serviço está, principalmente, nas costas dos municípios. Em Curitiba, temos o apoio também do Governo do Estado, mas precisamos que o governo federal entre nessa discussão. Pensar, quem sabe, na volta do pagamento da gratuidade dos idosos, por parte da União, porque o subsídio para promover a tarifa social, mais justa para a população, sai do orçamento dos municípios, que será impactado com a Reforma Tributária”, afirmou Eduardo Pimentel.
Somente com gratuidades dos idosos, instituídas pelo governo federal, são R$ 110 milhões por ano pagos por Curitiba, o que representa 11% das passagens do sistema.
Eduardo também destacou a necessidade da união entre os municípios na discussão do Comitê Gestor, órgão previsto na Reforma Tributária e que será responsável por deliberar sobre o novo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que substituirá o ISS (municipal) e o ICMS (estadual).
Comments