top of page

Pesquisa aponta aprovação alta na Orla de Matinhos e Ponte de Guaratuba

25/02/2025


Levantamento da AtlasIntel com moradores de todo o Estado mostra que a revitalização da Orla de Matinhos gerou efeito positivo para 77,8% dos entrevistados



A revitalização da Orla de Matinhos e a construção da Ponte de Guaratuba, obras que simbolizam os recentes investimentos feitos em melhorias estruturais no Litoral do Estado, são avaliadas como positivas pela maioria dos paranaenses. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela AtlasIntel a respeito dos impactos dos projetos estaduais sobre o turismo na região, na qual 92% aprovaram a organização do Verão Maior Paraná.

 

Em estágio mais avançado, a revitalização da Orla de Matinhos, que recebeu R$ 354,4 milhões de investimento do Governo do Estado, teve um impacto positivo para 77,8% dos paranaenses.

 

Os principais aspectos positivos que a obra trouxe para a região são a ampliação da faixa de areia, citada por 67,8% dos entrevistados, e a valorização imobiliária e o incremento do turismo, mencionado por 51,1% dos participantes. A revitalização urbanística (24,4%), o controle da erosão costeira (10,2%) e a melhoria na drenagem urbana (8,8%) também foram lembrados.

 

Com 97,5% de execução atestada em janeiro, a previsão é de que a revitalização seja concluída até março. Apesar de tecnicamente ainda ser uma obra, os efeitos da intervenção já foram sentidos pela maioria dos turistas e moradores, especialmente a engorda de 6,3 quilômetros de faixa de areia e a respectiva reestruturação do calçadão.

 

Em efeito menos visível do projeto, mas que também afeta positivamente a experiência de quem passa pela região, são as obras de macro e microdrenagem. O novo sistema de escoamento de água tem mitigado os transtornos causados pelas intensas chuvas que costumam cair na cidade durante a temporada de verão. A vazão é direcionada para o mar através de headlands e espigões, o que ajuda a garantir a qualidade da água e a manutenção da balneabilidade das praias.

 

O projeto ainda prevê uma segunda etapa, quando serão recuperados mais 1,7 quilômetro da orla entre os balneários Flórida e Saint Etienne. Haverá, também, a instalação de novos equipamentos urbanos, incluindo calçadas com acessibilidade, ciclovia, pista de caminhada e corrida.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page