top of page

Paraná imuniza mais de 70 mil crianças contra a Poliomielite

10/06/2024

Dia D de vacinação teve mais de 10 mil imunizados em Curitiba


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou que 70.772 crianças no Paraná foram imunizadas no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que aconteceu neste fim de semana. O levantamento conta com dados parciais repassados pelas 22 Regionais de Saúde.

 

Do total, 70.042 crianças com menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) foram imunizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) – duas gotinhas- pois já estavam com o esquema básico com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) completo.

 

Já as outras 730 crianças, menores de um ano, atualizaram a situação vacinal do esquema primário.

 

Segundo a Sesa, foram mais de 1,6 mil salas de vacinação e participação de cerca de 9 mil profissionais de saúde distribuídos nas 399 cidades paranaenses.

 

A campanha vacinal nacional começou em 27 de maio e segue até a próxima sexta-feira (14), e objetiva reduzir o risco de reintrodução da doença já erradicada no país. No Paraná, o último caso registrado foi em 1986.

 

Além da vacinação contra a poliomielite, também foram aplicadas vacinas das campanhas vigentes, como a da gripe, que teve maior procura, com 58.156 doses aplicadas.

 

Também houve registro de13.080 doses da vacina contra a covid-19 e 23.327 doses das vacinas de rotina, como a tríplice viral, febre amarela, hepatite e pentavalente.

 

Dentro da faixa etária de 10 a 14 anos, 970 pessoas foram vacinas contra a dengue.

 

Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou que foram aplicadas 10.148 doses de vacinas para evitar diferentes doenças, além da poliomielite.

 

A cobertura da vacina inativada da poliomielite (VIP), indicada para menores de um ano, atualmente está em 88,2%.

 

Já a cobertura da Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa “gotinha”, está em 86,5% para primeiro reforço. Já a cobertura da campanha até este momento está em 3,2% em Curitiba.

 

Contudo, a meta de cobertura indicada pelo Ministério da Saúde é de 95% nas duas opções.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page