top of page

Paraná atinge em 2024 a menor taxa de homicídios da história

19/02/2025


Foram 1.663 homicídios dolosos entre janeiro e dezembro



O Paraná registrou a menor taxa de homicídios da história em 2024, de acordo com os dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública, divulgados nesta quarta-feira (19). Foram 1.663 homicídios dolosos entre janeiro e dezembro, o que representa uma taxa de 14,06 homicídios por 100 mil habitantes. Tanto em números absolutos, quanto proporcionais, os índices são os menores desde o início da série histórica, iniciada em 2007.

 

O número representa uma queda de 9,4% em relação a 2023, quando foram registrados 1.837 assassinatos no Paraná. Naquele ano, a taxa de homicídios foi de 15,63 mortes por 100 mil habitantes.

 

Segundo o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, os dados reforçam a eficácia das políticas de segurança pública em andamento no Estado e a importância dos investimentos feitos nas forças de segurança do Paraná ao longo dos últimos anos, como a contratação de novos policiais, aquisição de armamentos, viaturas e helicópteros.

 

“Tivemos reduções em todos os indicadores de criminalidade, especialmente dos homicídios, em que houve uma redução muito significativa nos números, assim como dos latrocínios, que são crimes que incomodam muito a sociedade e as forças de segurança pública. Obviamente vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais os números ao longo do ano de 2025, mas os dados divulgados são muito positivos, o que nos deixa satisfeitos com o trabalho feito pelas polícias”, disse o secretário.

 

A análise histórica dos dados mostra uma queda progressiva nos homicídios dolosos em todo o Estado ao longo dos anos. Desde 2018, por exemplo, quando foram registrados 1.955 casos, com uma taxa de 17,23 mortes por 100 mil habitantes, a queda é de 14,9% no número total de homicídios. 

 

Em um recorte mais abrangente a queda é ainda mais drástica. Na comparação com 2010, por exemplo, a taxa atual de homicídios caiu pela metade. Na época, foram registrados 3.276 homicídios dolosos em todo o Estado, com uma taxa de 30,4 mortes por 100 mil habitantes.

 

O recorde anterior tinha sido alcançado em 2019, quando foram registrados 1.780 assassinatos no Paraná, a uma taxa de 15,57 mortes por 100 mil habitantes. Nesta comparação, a queda no número absoluto de homicídios foi de 6,5%, mesmo com aumento populacional de quase 400 mil moradores no Estado no período.

 

"Essa redução na criminalidade é resultado de um amplo planejamento do Governo do Estado e integração entre as polícias Civil e Militar, que trabalham juntas a partir da análise estatística dos dados, além de prisões e operações especiais em todo o Estado", complementou o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach.

 

"Estamos atuando com muita força policial nas regiões onde havia o maior número de homicídios e os resultados estão aparecendo. Além disso, tivemos um amplo investimento tanto na contratação de mais policiais quanto de novos equipamentos, o que ajuda a reforçar o atendimento ao cidadão”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page