top of page

Paraná é líder nacional em doação de órgãos, diz relatório

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 11 de abr.
  • 1 min de leitura

10/04/2025


Esse marco reflete não apenas números, mas histórias de solidariedade



Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná lidera o país em doações de órgãos, com 42,3 doadores por milhão de população (pmp) em 2024 – mais que o dobro da média nacional, de 19,2 pmp. Esse é o principal indicador, que reflete a disponibilidade de doação. O Estado também lidera o indicador de doadores cujos órgãos foram efetivamente transplantados, com 36 pmp, contra 17,5 pmp da média nacional.

Esse marco reflete não apenas números, mas histórias de solidariedade, amor ao próximo e esperança para centenas de pacientes que aguardam por um transplante. Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), elaborado e divulgado ontem pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

No Brasil, a decisão de doar órgãos após a confirmação da morte encefálica depende de um momento delicado: a autorização da família. Mesmo quando o desejo de ser doador foi registrado em vida, a palavra final cabe aos familiares, que passam por uma conversa cuidadosa com equipes especializadas e treinadas pelo Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR). No Paraná, essa abordagem se mostrou mais eficaz, com o Estado registrando a menor taxa de recusa familiar do país – apenas 28%, frente à média nacional de 46%.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page