top of page

OMS diz que Covid não é mais emergência de saúde global

05/05/2023


A pandemia matou mais de 6,9 milhões de pessoas



A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) que a Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global.


Essa declaração representa um grande avanço para o fim da pandemia que, até o momento, já vitimou mais de 6,9 milhões de pessoas, interrompeu a economia global e devastou comunidades em todo o mundo.


O comitê de emergência da OMS havia classificado a Covid-19 como um nível máximo de alerta há mais de três anos, em 30 de janeiro de 2020.


Essa designação ajudou a concentrar a atenção internacional em uma ameaça à saúde e reforçou a colaboração global em relação às vacinas e tratamentos.


A nova decisão da OMS não significa que a pandemia acabou, mas sim que o vírus não representa mais uma ameaça global à saúde pública. Ainda é necessário que governos e instituições continuem a monitorar e tomar medidas para controlar a propagação da doença e aprimorar as estratégias de prevenção e tratamento.


A medida é um sinal do progresso que o mundo fez nessas áreas, mas a Covid-19 veio para ficar, acrescentou a OMS, mesmo que não represente mais uma emergência.


A taxa de mortalidade diminuiu de um pico de mais de 100.000 pessoas por semana em janeiro de 2021 para pouco mais de 3.500 na semana até 24 de abril, segundo dados da OMS.


A OMS não declara o início ou o fim das pandemias, embora tenha começado a usar o termo para a Covid em março de 2020.


Foto: CDC/Arquivo WIX




Коментари


Últimas Notícias

bottom of page