top of page

Na sede da FAO, Greca apresenta proposta da criação do Anel Alimentar

12/11/2024


Prefeito está em Roma para explicar projetos



Um dos pontos altos da missão técnica do prefeito Rafael Greca em Roma (Itália) ocorreu nesta segunda-feira (11/11), quando ele foi recebido por dirigentes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para apresentar os trabalhos realizados na capital paranaense na Segurança Alimentar.


Ao lado do secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, Greca propôs a criação do Anel Alimentar Metropolitano. O projeto visa ampliar para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) políticas públicas e projetos de Segurança Alimentar já implantados na capital que contribuem no acesso facilitado da população à alimentação saudável e ao combate à fome.


“Começa a cooperação da FAO com Roma e com Curitiba. Nossa ideia curitibana do Anel Metropolitano, com Fazendas Urbanas, vai ser referência mundial. Apresentamos esta ideia em que conciliaremos grandes hortas comunitárias com Armazéns de Família, Mesas Solidárias, Restaurantes Populares, Bancos de Alimentos e Mercados Desperdício Zero”, destacou Greca.


A proposta é expandir programas criados pela Prefeitura de Curitiba na área da Segurança Alimentar em 20 municípios da Região Metropolitana, sendo nove cidades conurbadas à capital paranaense e outras 11 vizinhas.


O prefeito, recebido pela embaixadora Carla Carneiro, representante permanente do Brasil junto à FAO, também contou como funcionam os projetos implantados pela Prefeitura nos últimos anos para garantir aos moradores acesso a alimentos de qualidade. “Orgulho de ver que o grande nome de Curitiba brilha também aqui. Nossa expertise criada em Curitiba fascinou a mesa de trabalho de relevância global. Faça-se o pão”, afirmou o prefeito.


Também participaram da reunião: a diretora da FAO para Alimentação Urbana, Corinna Hawnes; a representante da AFD na FAO, Alix Françoise; o oficial da FAO Jacobo Schuerch; o chefe de Política Agrícola e Alimentar, de Agricultura, Meio Ambiente, Reciclagem de Resíduos do Município de Roma, Fabio Bonanno; o representante do Brasil na FAO, Vicente Bezerra; os diretores de Produzione di Cibo Urbano, Cláudio Borgi e Paulo Venezia; o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, Cristiano Hotz; e o assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page