24/08/2024
Abertura de novos voos para Paraguai, Argentina e Chile colaborou para o crescimento expressivo
O Aeroporto Afonso Pena registrou um aumento de 87% no movimento de passageiros internacionais no período de janeiro a julho, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O número de voos internacionais no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, dobrou neste ano. Quatro novas opções internacionais foram incorporadas ao aeroporto: Lima, no Peru, pela Latam, anunciado neste mês de junho e com início em 28 de outubro; Assunção, no Paraguai, pela Azul, com início em dezembro; Buenos Aires pela JetSmart, com início em 11 de julho; e Santiago, no Chile, pela JetSmart, que começou a operar nesta semana.
O terminal já possuía voos diretos partindo de Curitiba para Montevidéu (Uruguai) pela Azul, Buenos Aires (Argentina) pela Aerolineas Argentinas e pela Gol, além de Santiago (Chile) pela Latam. O Aeroporto Afonso Pena também absorveu os voos cancelados pelo fechamento do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre.
Para o ministro de Portos e Aeroportos Sílvio Costa Filho, o crescimento da movimentação está relacionado com o desempenho da economia brasileira. “O país voltou a crescer economicamente, o desemprego caiu, o Brasil voltou a ser um país atrativo para o turismo de lazer e de negócios. Por isso estamos melhorando nossa infraestrutura aeroportuária, ampliando a conexão com outros países e desenvolvendo soluções para o desenvolvimento da aviação regional”, disse o ministro. Segundo ele, até o final do ano serão entregues obras em 36 aeroportos do país e outras 15 serão anunciadas.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Comments