20/02/2025
Obra do escritor, poeta e jornalista Zeca Corrêa Leite será lançada no foyer no dia 24

Há 140 anos, Curitiba ganhou um palco que se transformou em um dos mais importantes complexos culturais da América Latina. O Teatro Guaíra, que atravessou séculos e se tornou referência cultural no Brasil e no exterior, celebra sua história com o lançamento do livro “Teatro Guaíra 140 Anos”. Será nesta segunda-feira (24), às 19h30, no foyer do teatro, com entrada gratuita. O autor da obra é o escritor, poeta e jornalista Zeca Corrêa Leite, que estará presente para autografar exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. A publicação também terá formato digital, com lançamento em breve.
O livro resgata trajetória e preserva a memória da instituição, apresentando a história, os bastidores, os espetáculos marcantes e os corpos artísticos mantidos pelo centro cultural. “Teatro Guaíra 140 Anos é uma tentativa amorosa e sincera de recontar um pouco de sua evolução”, afirma Zeca Corrêa Leite na apresentação do livro. “O Teatro Guaíra, nos seus 140 anos, é um referencial em termos nacionais, projetando-se internacionalmente, pelo que significa junto aos artistas, cuja etapa final do trabalho é oferecer ao público sua arte burilada”, diz o escritor.
Para Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, a obra é contribuição de uma administração que se preocupa com a memória. “Sem memória não temos identidade. Olhando o passado com olhos do presente, compreendemos nosso estado civilizatório. Folhear este importante documento e livro, que conta com cuidadosa pesquisa a história dos 140 anos do Teatro Guaíra, é como caminhar por seus palcos, plateias, seus camarins, escadas e equipamentos”, diz o diretor-presidente.
Mais do que um livro, Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, conta que a obra é também um depositário de ideias, imagens e poesias. “Os 140 anos da história do Teatro Guaíra mereciam um livro para ser folheado com o olhar cuidadoso de quem compreende que o presente é feito de muito passado e o futuro são as páginas em branco que ainda serão escritas pelos grandes profissionais das artes cênicas do presente”, afirma Áldice Lopes.
Luciana Casagrande Pereira, secretária estadual da Cultura, define o Teatro Guaíra como “um coração pulsante da cultura paranaense”. “Nossos corpos artísticos, com suas produções da mais alta qualidade, transcendem o entretenimento. Eles promovem reflexão, emoção e pertencimento cultural. Contribuem ativamente com a formação e profissionalização dos talentos da música, da dança e das artes cênicas paranaenses, posicionando nossa cultura em evidência no cenário nacional e internacional”, afirma a secretária.
Bình luận