29/05/2023
Na última semana, nove pacientes passaram pelo procedimento
O Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho, tem realizado mutirões de cirurgia a laser de próstata. Na última semana, nove pacientes passaram pelo procedimento, todos com diagnóstico de hiperplasia prostática benigna (HPB), doença que causa o aumento da próstata e dificuldade de urinar. O próximo mutirão está previsto para junho.
A cirurgia a laser na próstata é minimamente invasiva, com maior segurança e menor sangramento. Também diminui os riscos pós-operatórios, com redução do tempo de cateterismo vesical (sonda) e de internamento.
Segundo o diretor-executivo do hospital, Peterson de Souza, os investimentos em novas tecnologias fazem parte da estratégia de gestão.
“Garantem a efetividade do atendimento clínico, com segurança e qualidade, em consonância com o conceito ‘Saúde 4.1’, da Secretaria Municipal da Saúde”, explica Souza.
O Saúde 4.1 é um modelo implementado pela SMS que utiliza a tecnologia para atender melhor e de forma mais humana aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba.
O aposentado Luiz Paulo Cruz de Lima, 68 anos, foi um dos escolhidos para o mutirão. Além da cirurgia na próstata, foram retirados cálculos da bexiga durante o procedimento. Saber que a cirurgia seria sem cortes foi um alívio e trouxe segurança”, disse Lima, que sentia dores há três anos.
Já no quarto, logo após a cirurgia, ele contou que o procedimento foi “tranquilo”. “Parece que foi tudo muito rápido, acordei aqui no quarto sem nenhuma dor”, relatou o paciente.
Disposto e sorridente, Lima estava ansioso por uma boa noite de sono. “Além da dor, ele levantava de hora em hora para urinar. Isso afetava o sono e a disposição dele no dia seguinte”, contou a esposa, Margarete Souza Lima.
Comments