top of page

Homenagem a Niemeyer, exposição “O Olho da Noite” fica em cartaz no MON até domingo

  • admjornale
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura

22/04/2025



“O Olho da Noite” ficará em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até 27 de abril (domingo). A mostra reúne uma constelação singular de cores e delicadeza em vidro soprado, desenvolvida pelo artista francês Jean-Michel Othoniel, em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer.


Com curadoria de Marc Pottier, a exposição apresenta 12 esculturas suspensas no Olho, representando os signos do zodíaco. O conjunto torna-se uma dança celestial, desafiando o público a olhar para cima e se encantar com um planetário único, em harmonia com um mar de tijolos em tons de azul, composto por aproximadamente 6 mil peças no centro do ambiente.


No Espaço Araucária, os visitantes são surpreendidos com instalações que dialogam com a arquitetura do Museu. A obra “Oráculo” (2024) se contrapõe diretamente à estrutura do Olho, visto que a delicadeza do vidro se destaca em meio ao concreto. Em frente, estão dispostas seis esculturas, intituladas “Parede de Pedras Preciosas” (2024), formando um conjunto de tijolos coloridos que se conectam com a dimensão arquitetônica proposta por Niemeyer.


Jean-Michel Othoniel (França, 1964) é um artista contemporâneo. Já trabalhou em diversas áreas das artes visuais como o desenho, escultura, instalação, fotografia, escrita e performance. Desde 1993, passou a utilizar o vidro como principal material de expressão, tornando-se uma de suas marcas registradas. Nos últimos anos, apresentou seus trabalhos no museu e jardim do Petit Palais, em Paris; no Museu de Arte de Seul e no Jardim Botânico do Brooklyn, em Nova York.


SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.


Serviço:


Exposição “O Olho da Noite”


Até 27 de abril


Olho e Espaços Araucária (3º andar da Torre)


Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba



Foto: Antonio More

Últimas Notícias

bottom of page