31/03/2023
Para a ampliação, um convênio foi assinado entre a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná
O prefeito Rafael Greca defendeu, nesta sexta-feira (31), que Curitiba e Região Metropolitana passem a ter uma tarifa única de transporte coletivo. A declaração aconteceu durante o lançamento do projeto que prevê a ampliação da estação-tubo Carlos Gomes, no Centro de Curitiba.
Para a ampliação, um convênio foi assinado entre a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e Prefeitura de Curitiba.
De acordo com Rafael Greca, a ampliação é mais uma etapa para garantir a integração entre Curitiba e todas as cidades do chamado 1° Anel Metropolitano.
“Nós queremos que a população da Grande Curitiba seja atendida por uma tarifa só e por um sistema de transporte só, com uma rede integrada metropolitana. É nosso dever subsidiar o transporte para quem mora mais longe pague menos, porque isso é fazer justiça social. Esse ato de abrir o tubo da Praça Carlos Gomes para as dez mil pessoas que todos os dias sobem e descem de Fazenda Rio Grande, é um ato de bem para a Grande Curitiba”, disse.
Como responsáveis pelo subsídio de uma agência única de transporte, Greca cita o Governo do Estado; a Prefeitura de Curitiba; o Governo Federal, com as chamadas gratuidades; e “cidades prósperas”, como São José dos Pinhais e Araucária.
“A Região Metropolitana e Curitiba são uma cidade só. Nós devemos a Fazenda Rio Grande, por exemplo, que ela seja irmã siamesa de Curitiba”, comentou Greca.
Integração
O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, destaca que Curitiba e a Região Metropolitana precisam cada vez mais serem pensadas como uma coisa só.
“Na saúde, na educação, no mercado comum e, principalmente no transporte coletivo metropolitano. É fundamental uma tarifa única, justa, ônibus com qualidade e conforto para quem vai a seu trabalho e a seu estudo”, disse.
Ampliação na Carlos Gomes
O convênio entre AMEP e Prefeitura de Curitiba tem como objetivo o repasse de recurso para a reforma e ampliação da estação-tubo Carlos Gomes. A Estação é utilizada como ponto final para embarque e desembarque de passageiros que utilizam a linha Curitiba/Fazenda Rio Grande.
Ao todo, o Governo do Estado irá investir R$ 841.605,18 na reforma, beneficiando mais de 2,7 mil usuários que utilizam a plataforma todos os dias.
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, diz que a ampliação é um pedido antigo da população. “Milhares de pessoas precisam da estação e sofriam nos dias de muito sol ou chuva. Agora, vamos melhorar a qualidade de tempo de espera dessas pessoas”, explicou.
Comments