top of page

Fundação Pró-Sangue declara emergência após zerar estoque de sangue O negativo; saiba como doar

  • admjornale
  • há 8 minutos
  • 1 min de leitura

22/04/2025


A Fundação Pró-Sangue de São Paulo enfrenta uma situação emergencial: o estoque de sangue O negativo está zerado. Outros tipos, como o sangue O positivo e o B negativo, também estão em níveis críticos.


Sem reposição imediata, a entidade afirma que pode haver o cancelamento de cirurgias nas próximas semanas. “Se você tem sangue do tipo O negativo, sua doação é extremamente necessária”, reforça em nota.


A fundação possui cinco postos de coleta localizados em São Paulo, Osasco e Barueri. O sangue coletado é direcionado para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), onde é fracionado e fica aguardando liberação para ser distribuído aos hospitais da rede pública estadual e demais instituições abastecidas pela Pró-Sangue.


Onde doar?


– Posto Clínicas;


– Posto Mandaqui;


– Posto Dante Pazzanese;


– Posto Regional de Osasco;


– Posto Barueri.


Requisitos para doar


– Estar em boas condições de saúde;


– Pesar no mínimo 50 kg;


– Ter dormido pelo menos 5 horas nas últimas 24 horas;


– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);


– Apresentar documento original com foto recente;


– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar uma autorização).


Mais informações


As doações podem ser agendadas pelo site da fundação. Mais detalhes podem ser consultados na página da instituição ou pelos canais de atendimento: telefone (11) 4573-7800, WhatsApp (11) 9-9152-7653 e e-mail faleconosco@prosangue.sp.gov.br.


Estadão Coteúdo

Comentarios


Últimas Notícias

bottom of page