top of page

Festival das Águas atrai veranistas e movimenta o turismo em Antonina

27/01/2023


Evento com diversas modalidades de esportes náuticos iniciou nesta sexta-feira



Muito sol e temperatura na casa dos 30ºC. Foi nesse clima que começou nesta sexta-feira (27) o Festival das Águas, em Antonina, no Litoral. A competição, que segue até domingo, conta com várias modalidades de esportes náuticos, como Caiaque Polo, Seasider Cross e Maratona, atraindo veranistas e a comunidade local.


O evento faz parte da programação do Verão Maior Paraná e dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN), promovidos pelo Governo do Estado.


Realizado na Ponta da Pita, o público pode acompanhar nesta sexta as provas de Caiaque Polo, nas categorias pelo masculino: infantil, sub 14, júnior e sênior; e pelo feminino: sub 12 e júnior. Ao longo do fim de semana, devem passar pelas águas de Antonina cerca de 300 atletas de várias regiões do Paraná, de cidades como Foz do Iguaçu, Tibagi e Tomazina.


O atleta da Seleção Brasileira de Caiaque Polo, Vitor Barcelos, de 17 anos, veio de Tomazina, no Norte Pioneiro, e já tem no currículo o título de campeão de slalom cross. Ele conta que os Jogos de Aventura e Natureza foram um dos primeiros que ele disputou.


“Está muito massa, bem organizado, show de bola”, conta. Além de competir pela categoria sênior no JAN, ele também auxilia na arbitragem das outras categorias.


Denise Baiana, moradora de Antonina há 58 anos, veio com as duas irmãs e a mãe para assistir o início das competições do Festival das Águas. “Nós passamos por aqui na quinta e já estava bem movimentado, cheio de turistas, então viemos cedinho para acompanhar”, conta Denise.


“Está sendo maravilhoso, com muita coisa acontecendo aqui. Tudo que tem em Antonina nós estamos acompanhando”, reforça sua irmã, Fátima.


Segundo o presidente da Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan), Argos Gonçalves Dias Rodrigues, o apoio do Estado tem sido fundamental para a realização de competições esportivas. “O Governo do Paraná está de parabéns com relação às modalidades esportivas. Esse trabalho, como os Jogos de Aventura e Natureza, são de fundamental importância para o nosso esporte”, destaca Rodrigues. “A canoagem teve uma sobrevida graças ao apoio do Estado, e tem sido assim desde 2019”.


“A gente tem uma baía linda e que é pouco explorada pelos esportes náuticos, e trazer essas modalidades aqui para Antonina é muito importante. Movimenta o turismo, a economia e todo o comércio local”, afirma o coordenador de Esportes de Antonina, Jackson Ribeiro Goulart. “Esperamos continuar com essa parceria com o Governo do Estado para as próximas temporadas”.


DIFERENTES FRENTES – Paulo Cardoso da Silva, da Secretaria de Estado do Esporte, ressalta que o JAN atua em diferentes frentes. “Nós temos o turismo, a integração de diversas cidades do Paraná participando desses eventos, e o mais importante, que é a prática de esportes. Os nossos jovens, adultos, a terceira idade, todos se exercitando por meio dos programas da Secretaria. O Governo do Estado tem incentivado muito a prática esportiva em todo o Paraná”, explica. “O Verão Maior Paraná tem sido um sucesso”.


Para realização da competição nas águas de Antonina, o Governo do Estado auxiliou no alojamento e alimentação dos atletas, pagamento de diárias para árbitros e coordenadores e troféus e medalhas para os participantes. O evento é realizado em parceria com a Fepacan e com o Grupo Escoteiro do Mar de Antonina, além do apoio da Prefeitura de Antonina.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page