Em Paris, Paraná participa de evento da OCDE com iniciativas sustentáveis e pioneiras
- admjornale
- há 2 horas
- 2 min de leitura
24/04/2025

O Paraná foi um dos destaques dos “Dias das Cidades” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), evento realizado em Paris. Representado pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), o Estado apresentou estratégias e avanços na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em meio a uma programação que reuniu lideranças globais, especialistas e autoridades de diversas partes do mundo.
Durante o evento, realizado na semana passada, a superintendente Keli Guimarães participou como palestrante no painel “Localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Histórias de Impacto de Cidades e Regiões” e destacou o trabalho articulado do governo estadual com os municípios na implementação da Agenda 2030.
“Nosso maior diferencial enquanto ente estatal no Brasil é que possuímos uma estrutura completamente dedicada a projetos e iniciativas de localização e articulação em prol do desenvolvimento sustentável. Ou seja, nosso trabalho enquanto Superintendência é fazer com que os ODS sejam trazidos para a realidade e para as políticas públicas de cada município, tornando-os pautas e estratégias locais para que a busca por soluções seja viável e eficaz”, afirmou Keli.
ARTICULAÇÃO INTERNACIONAL – Entre os principais temas discutidos ao longo dos quatro dias de evento estiveram “Cidades para todas as idades”, economia circular e economia azul, financiamento para cidades e os ODS 13 (ação contra a mudança global do clima) e 14 (vida na terra).
Além da agenda oficial, a comitiva paranaense também realizou reuniões bilaterais com atores estratégicos, como representantes da UCLG (Cidades e Governos Locais Unidos), da Prefeitura de Courbevoie (Região Metropolitana de Paris), o embaixador do Brasil junto à OCDE, Sarquis José Buainain Sarquis, e membros do Unitac e ONU-Habitat.
O grupo também participou da 16ª Reunião do Comitê Diretor do programa “Uma Abordagem Territorial para os ODS”, ao lado de outras sete regiões do mundo.
PIONEIRISMO – O Paraná é o primeiro — e até agora o único — estado brasileiro a firmar um convênio com a OCDE voltado à implementação dos ODS. Desde 2019, por meio da SGDES, participa ativamente do programa “Uma Abordagem Territorial para os ODS”, voltado à adaptação e aplicação da agenda global em realidades locais, com foco em resultados concretos.
A delegação do Governo do Paraná também contou com a presença da diretora-geral técnica da Casa Civil, Luciana Carla da Silva, responsável pelo Projeto Mandala Casa Civil, e do procurador da Procuradoria-Geral do Estado, Alexandre Barbosa.
Foto: SGDES
Comments