09/02/2025
Desempregados poderão utilizar ônibus para procurar emprego

Quem pretende utilizar o benefício Tarifa Zero para Quem Precisa - programa que vai custear a passagem de ônibus para quem procura emprego e que deve ser lançado até 20 de fevereiro - vai precisar ter cadastro no e-Cidadão, o cartão-transporte da Urbs e estar credenciado no Sistema Nacional de Emprego (Sine) municipal. O programa foi anunciado pelo prefeito Eduardo Pimentel na semana passada.
“Estamos a poucos dias do início de um programa extremamente relevante aos que estão em busca de trabalho e que muitas vezes não têm o dinheiro da passagem de ônibus. Sempre com responsabilidade fiscal, a Prefeitura uniu esforços de diversas áreas para auxiliar a conexão entre o trabalhador que busca uma oportunidade e as empresas que precisam de novos colaboradores”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação e vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins.
O programa vai facilitar o deslocamento de quem está em busca de uma colocação. A Prefeitura vai custear duas passagens por entrevista de emprego marcada, que devem ser carregadas no cartão-transporte da Urbs em uma das dez unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) municipal.
Credencial de Curitiba
O e-Cidadão é a base única de dados da Prefeitura de Curitiba. Integrado ao banco de dados da Receita Federal, ele funciona como uma credencial, facilitando a identificação do usuário, de forma segura.
O cadastramento é simples, mas é fundamental que o usuário tenha o seu e-mail pessoal vinculado ao CPF, já que isso possibilita a recuperação do cadastro, caso a pessoa perca ou esqueça a sua senha.
Se o e-mail cadastrado estiver compartilhado com outras pessoas, será necessário atualizar a informação para recuperar o cadastro. Isso pode ser feito em um dos pontos de atendimento presencial Espaços-Cidadão nas Ruas da Cidadania, ou pela Central 156.
Comments