Edital de licitação do transporte coletivo será lançado em setembro
- JORNALE
- há 6 horas
- 2 min de leitura
15/04/2025
Prefeitura, BNDES e Tribunal de Contas discutem cronograma da concessão

Representantes da Prefeitura e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) se reuniram, na última sexta-feira (11/4), na sede do tribunal, para discutir o cronograma da nova concessão do transporte coletivo. O encontro teve a participação da equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela formatação do projeto.
O edital da nova concessão será lançado em setembro, marcando um passo significativo rumo à modernização do sistema de transporte na cidade. O encontro abordou o trabalho realizado até agora pela Prefeitura e o BNDES na elaboração do projeto e as próximas etapas, que incluirão consulta pública e audiências para garantir a participação ativa da população. O leilão está previsto para dezembro, com um período de transição de 16 meses a partir da publicação do edital, para que os novos operadores se preparem para a entrada em vigor do novo contrato.
Durante a reunião, a Prefeitura enfatizou a importância de uma comunicação transparente com o TCE, conforme estipulado pela resolução 101/23, que exige que 120 dias antes do lançamento do edital seja enviado ao tribunal o extrato do projeto com detalhes sobre investimentos, cronograma e a situação atual do sistema.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destacou a relevância da reunião técnica, com a apresentação do processo de estruturação desenvolvido até o momento. “Estamos comprometidos em tornar esse processo o mais transparente possível, com foco na elaboração de um projeto de concessão que garanta à população transporte público mais eficiente, integrado, tecnológico e sustentável ”, afirmou. "A ideia era trazer um panorama geral do projeto e estabelecer uma linha de parceria transparente e produtiva com o TCE-PR", completou a presidente do Ippuc, Ana Jayme Zornig.
A equipe da Prefeitura foi recebida pelo coordenador de Acompanhamento de Atos de Gestão do TCE-PR, Marcus Vinicius Machado, que ressaltou a importância do encontro. "O TCE-PR busca estabelecer o diálogo aberto para trabalhar de forma concomitante e dar fluidez aos processos de interesse público", disse.
Comments