Cães da Guarda Municipal reforçam o combate ao crime
- JORNALE
- 11 de abr.
- 1 min de leitura
10/04/2025
Os cães estão sendo treinados para as ações da guarda

As ações da Guarda Municipal de Curitiba contam com um reforço especial no combate ao crime: os cães policiais. Treinados para atuar em diversas situações, como patrulhamento preventivo, localização de substâncias ilícitas, abordagens, contenção e apoio em operações especiais, os chamados K-9 (abreviação da palavra inglesa canine, que se pronuncia como key naine) e têm desempenhado um papel fundamental na segurança pública da cidade.
O Grupo de Operações com Cães (GOC), unidade responsável pelo cuidado e treinamento dos animais, passou a fazer parte da Guarda Municipal em 2014 e desde 2015 está sediado no Parque dos Tropeiros, na CIC. Atualmente, o grupo é composto por dez cães (Lesthat, Iris, Aisha, Sky, Kayla, Taz, Tróia, Zaya, Titã e Lex) e 15 agentes, e tem passado por importantes evoluções ao longo dos anos.
Inicialmente formado por cães recebidos por doação ou permuta, o GOC hoje conta com um programa de reprodução próprio, baseado na raça pastor-belga malinois. Segundo o Guarda Municipal Michael Pereira, do Grupo de Operação com Cães, o processo foi desenvolvido com o objetivo de selecionar cães com alta aptidão para o trabalho de segurança pública.
Comments