top of page

Curitiba teve mais de 500 casos de furto de cabos no primeiro semestre

24/09/2024


Nesta segunda-feira (24), o furto de cabos de eletricidade causou o desligamento de semáforos no cruzamento entre as ruas Brasílio Itiberê e 24 de Maio



A cidade de Curitiba teve 501 registros de furtos de cabos entre janeiro e julho 2024, segundo números divulgados pela Guarda Municipal da capital paranaense. O índice corresponde a 76% do total de ocorrências contabilizadas em todo o ano de 2023.


No ano passado, foram 657 casos. Nesta segunda-feira (24), o furto de cabos de eletricidade causou o desligamento de semáforos no cruzamento entre as ruas Brasílio Itiberê e 24 de Maio, na região do Rebouças, em Curitiba. A situação causou transtorno na região.


Motoristas que passam pelo local precisaram redobrar a atenção. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) da prefeitura municipal orientam condutores para evitar acidentes na região. O serviço foi restabelecido por volta de 8h10.


O furto de cabos atinge serviços de telefonia, fibra óptica, fiação elétrica e semáforos. Em 2022, a capital paranaense registrou 818 casos do tipo em todo o ano. O delegado da Polícia Civil, Rodrigo Brown, disse que um trabalho conjunto é realizado para coibir ações do tipo.


Números divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal indicam que o Paraná teve 955 quilômetros de cabos de telecomunicações furtados em 2023. O delegado falou sobre a dificuldade em apurar os crimes.


O estado é o segundo do Brasil com a maior quantidade de cabos furtados. Em primeiro lugar está São Paulo, com 1,4 mil quilômetros de fios retirados. Para Rodrigo Brown, há uma relação entre os furtos e outros tipos de crime. As ocorrências podem ser realizadas por quadrilhas especializadas ou pequenos criminosos.


A quantidade de cabos furtados no Paraná em 2023 foi menor que a contabilizada em 2022, quando 1 mil quilômetros de fios foram subtraídos das ruas. No entanto, a quantidade foi maior que o registrado em 2021, quando o índice chegou a 609 quilômetros. A falta de punibilidade é um fator que prejudica o combate à questão.


Diversas ações são realizadas tanto pela Polícia Civil quanto por outras forças de segurança com o objetivo de coibir esse tipo de crime. Para o delegado, a medida tem surtido efeito mesmo com a dificuldade em se combater o esquema de furtos.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page