11/04/2024
Vacinas estão em falta e desabastecimento é nacional
À espera de novas doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) diminuiu de sete para cinco unidades que vão fazer a aplicação das vacinas. A medida já vale a partir desta quinta-feira (11).
O município conta com cerca de 500 doses de bivalente anticovid. O desabastecimento é nacional, uma vez que as vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes são repassados aos estados e, então, distribuídos aos municípios.
A vacina bivalente anticovid é indicada para dose de reforço do público prioritário com 12 anos ou mais. A SMS irá aplicar, no público prioritário, até o fim dos estoques, as doses remanescentes que estão nos postos de saúde.
De acordo com o governo federal, está sendo adquirido um novo lote de doses de vacina bivalente anticovid atualizada com as últimas cepas. O processo de aquisição estaria em fase final.
A SMS informa ainda que as vacinas anticovid pediátricas estão com estoques regularizados e disponíveis em 102 unidades de saúde para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, conforme calendário nacional de vacinação.
Para crianças e adolescentes de 6 a 11 anos, que façam parte de algum dos grupos prioritários, também há vacina disponível em estoque.
As unidades de saúde com doses remanescentes são: Distrito Sanitário Boqueirão; Distrito Sanitário CIC; Distrito Sanitário Matriz; Distrito Sanitário Pinheirinho e Distrito Sanitário Tatuquara.
Comments