13/02/2025
Em 2024, foram 29 ocorrências na capital

Uma mulher foi atropelada por um trem na manhã desta quarta-feira (12), no bairro Capão da Imbuia, próximo ao limite com o município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A composição seguia para Morretes, no Litoral do estado.
A vítima, de 57 anos, teve ferimentos graves nos pés. Funcionários da empresa responsável pela locomotiva prestaram os primeiros socorros ainda no local. Em seguida, o Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou a mulher ao Hospital do Trabalhador.
O especialista em Trânsito, Cassiano Novo, falou sobre os cuidados que os pedestres devem ter ao atravessar a linha férrea.
De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apesar da queda de 34% no número de acidentes na comparação entre 2023 e 2024, Curitiba foi a capital que mais registrou incidentes com trens no ano passado. Em 2024, foram 29 ocorrências na capital. Em todo o estado, foram 139 no mesmo período. Já em 2023, foram registrados 44 acidentes na cidade e 140 no estado.
Cassiano Novo falou sobre os cuidados que ciclistas, motociclistas e motoristas devem ter ao passar por um cruzamento com a linha férrea.
O especialista ressaltou que as ocorrências nas linhas férreas têm sido frequentes nas grandes cidades devido à expansão.
Outro ponto apontado pelo especialista em Trânsito foi a importância do mapeamento dos trajetos de trens, pedestres, ciclistas e veículos que empresas e gestores públicos devem fazer. Isso mostra as interações e aumenta a percepção de quais locais apresentam maior risco ou têm maior frequência de travessia, para proporcionar uma sinalização mais eficiente, com dispositivos de segurança e assim aumentar a segurança durante as interações com os trens.
Commentaires