top of page

Correção geométrica deixa trânsito mais seguro no Alto Boqueirão

  • admjornale
  • há 57 minutos
  • 2 min de leitura

28/04/2025



A Prefeitura de Curitiba está fazendo uma intervenção no bairro Alto Boqueirão que vai permitir que o trânsito de veículos flua melhor na região. As equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana, da Secretaria Municipal de Governo (SGM), estão implantando uma correção geométrica na Rua Wilson Daucheaux Pereira, na altura da Rua Laranjeiras do Sul.


O trabalho começou nesta segunda-feira (28/4) e inclui o fechamento do cruzamento com a Rua Paulo Setúbal, com a implantação de um canteiro. A previsão é que todo o processo seja concluído até o final do mês de maio, se as condições do tempo permitirem. Os bloqueios de trânsito são parciais e variáveis conforme a evolução dos serviços.


A correção geométrica na Rua Wilson Daucheaux Pereira cria um retorno para conversão segura de veículos para a pista que demanda em direção ao bairro Sítio Cercado e é uma reivindicação antiga dos moradores, devido ao grande fluxo de veículos na região. Além disso, a via também é rota do biarticulado Circular Sul.


Solicitação antiga


De acordo com o coordenador técnico da Regional Boqueirão, Alessandro Presznhuk, a preocupação dos moradores era sobre o cruzamento com a Rua Paulo Setúbal. Em razão disso, a administração regional solicitou um estudo para Superintendência de Trânsito (Setran), que culminou com o projeto da correção geométrica.


Após a conclusão do retorno, a Prefeitura vai fechar o acesso pela Paulo Setúbal, eliminando o cruzamento com a implantação de um canteiro e assim o retorno pela Rua Laranjeiras do Sul passará a ser a única opção para convergir no sentido do Sítio Cercado.


Para Mônica Paragão Neves, do Instituto Peniel, uma ONG que atua em favor de causas sociais, a benfeitoria tem significado especial, já que seu filho sofreu um acidente de trânsito na Rua Wilson Daucheaux Pereira.

“Nosso pedido vem desde 2012, onde aconteceu um acidente muito grave com o meu filho. Ele ficou em coma mais de três meses e desde então a gente vem pedindo essa revitalização aqui na via.


Mais segurança


Para Mônica, a melhoria vai trazer mais segurança para o trânsito na região, principalmente no horário de pico. “Tem muito transtorno em horário de pico. Agora, com a correção geométrica, vai melhorar bastante”, prevê.

Érica Prudêncio, integrante do Projeto Fazdi – Fazendo a Diferença, avalia que a nova opção para fazer a conversão vai trazer mais segurança para os motoristas e também para os acolhidos do projeto.


“Nós temos uma demanda grande com acolhidos e o motorista e funcionários passam ali o tempo todo, o dia inteiro, e a gente passou alguns momentos bem difíceis ali nesta travessia. Agora vai melhorar porque estava muito perigoso”, disse.


Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Comments


Últimas Notícias

bottom of page