top of page

Copel alcança marca de 1 milhão de medidores inteligentes instalados no Paraná

20/02/2025


A celebração do marco histórico aconteceu nesta quinta-feira (20), na Estação Cidadania da Avenida Brasil, em Cascavel



Um dos maiores programas de digitalização da distribuição de energia elétrica da América Latina, o Rede Elétrica Inteligente da Copel chegou à marca de 1 milhão de medidores inteligentes instalados em unidades consumidoras de 119 municípios de diversas regiões do Paraná.

 

A celebração do marco histórico aconteceu nesta quinta-feira (20) na Estação Cidadania da Avenida Brasil, em Cascavel, no Oeste do Estado, com uma demonstração técnica do funcionamento do sistema e com a instalação do medidor inteligente de número 1 milhão.

 

O programa prevê a instalação de 1,7 milhão de medidores até o final de 2025. A nova tecnologia está transformando a forma como a energia é monitorada e consumida no Paraná.

 

Até o momento, a Rede Elétrica Inteligente já contemplou as regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba, e avança para municípios do Oeste do Estado. Em dezembro, os medidores inteligentes da Copel chegaram a 100% da Ilha do Mel, um dos principais destinos turísticos do Paraná e referência nacional em conservação ambiental.

 

No evento, o diretor-geral da Copel Distribuição, Marco Villela, elencou os avanços previstos com a instalação das redes inteligentes. “A partir de agora, quando falta energia em um medidor, o centro de operações da Copel passa a enxergar isso, e despachar a equipe mais rápido, estabelecendo a energia com mais agilidade para os nossos clientes. Outro grande benefício é que nós conseguiremos fazer a leitura à distância”, explicou.

 

Ele destacou que a Copel está executando, em 2025, um plano recorde de investimentos na rede de distribuição que atende a mais de 11 milhões de clientes em todo o Paraná, com R$ 2,5 bilhões injetados na infraestrutura de energia elétrica.

 

A terceira fase da Rede Elétrica Inteligente atende 50 municípios da região Oeste e prevê a modernização de 661 mil unidades consumidoras. Atualmente, a nova tecnologia está sendo implantada em Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Iguatu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Três Barras do Paraná.

 

Em Cascavel, 80% das unidades consumidoras já têm medidores inteligentes, do total de 166 mil imóveis urbanos e rurais.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page