top of page

Contribuintes podem fortalecer projetos sociais de Curitiba ao declarar Imposto de Renda

  • admjornale
  • há 33 minutos
  • 1 min de leitura

24/04/2025



A secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, aproveitou sua participação no seminário da Escola do Legislativo, nesta quinta-feira (24/4), na Assembleia Legislativa, para frisar a importância da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais da cidade.


Segundo Amália, as pessoas precisam ter claro que não se trata de doação, mas destinação direta para instituições que tenham projetos sociais aptos a captar recursos do IR. O dinheiro vai para um fundo específico e, de lá, para a conta de organizações que podem recebê-lo. “Elas desenvolvem ações extraordinárias e precisam ser melhor conhecidas pela sociedade”, observou. O prazo para apresentar a declaração vai até 31 de maio.


Seminário


Amália foi uma das convidadas para falar sobre o trabalho e os primeiros resultados da nova secretaria (SMDH), que começou a atuar em janeiro, a partir da gestão do prefeito Eduardo Pimentel. Foi o segundo dia do evento que abordou o tema Captação de Recursos, Prestação de Contas e Normatização para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Fundos Municipais.


Entre os primeiros resultados da SMDH, contou Amália, estão ações para o fortalecimento da colaboração entre OSCs e administração municipal pelo Sistema e-Parcerias. A iniciativa foi lançada na feira internacional de inovação Smart City Expo Curitiba 2025, em março.


Outras iniciativas destacadas pela secretária foram o programa Conecta Parcerias, de oportunidades de qualificação para quem atua no Terceiro Setor, e o novo formato da Feira de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), para agilizar o direcionamento dos candidatos de acordo com nível de escolaridade e qualificação de cada um.


Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Últimas Notícias

bottom of page