26/02/2025
A gestão estadual também trabalha na elaboração de um amplo projeto para as orlas da Praia Central, Praia de Caieiras e Prainha

Um dos principais pontos turísticos do Litoral, a Orla Histórica de Guaratuba, que abrange o entorno da Praça dos Namorados, o casario e a margem da baía, passará a partir de 2025 por uma ampla revitalização promovida pelo Governo do Paraná, em parceria com o município. A gestão estadual também trabalha na elaboração de um amplo projeto para as orlas da Praia Central, Praia de Caieiras e Prainha. A exemplo do que aconteceu em Matinhos, elas serão beneficiadas com obras de engorda da faixa de areia e nova infraestrutura urbana.
O projeto mais avançado é da Orla Histórica. Ele envolve a construção de um grande deck de madeira, reforma de trapiches, novo calçamento, paisagismo, iluminação, espaços de lazer e convivência e estacionamento, o que promete melhorar a experiência de moradores e turistas que frequentam a região.
Neste momento, a Paraná Projetos, órgão vinculado à Secretaria do Planejamento, trabalha na conclusão do anteprojeto que servirá como base para a elaboração da licitação, a ser conduzida pelo Instituto Água e Terra (IAT). A contratação será feita no modelo integrado, em que a empresa vencedora do processo licitatório deve elaborar os projetos básico e executivo, além de executar as obras.
Devido ao modelo de contratação, em que o orçamento estipulado é sigiloso, os valores exatos a serem investidos em cada item do projeto só serão conhecidos após a abertura das propostas das empresas interessadas.
“Este é mais um projeto voltado ao desenvolvimento do Litoral paranaense, que já recebeu mais de R$ 1 bilhão em obras nos últimos anos. Também faz parte de um novo pacote dos quais também fazem parte a revitalização da Orla de Pontal do Paraná e do Centro Histórico de Paranaguá”, afirmou o secretário do Planejamento, Guto Silva.
A expectativa, de acordo com Silva, é de que a obra seja iniciada no segundo semestre deste ano, dentro de um cronograma de 12 meses. A execução deverá ser dividida em duas etapas para não impactar os comerciantes da região durante a alta temporada de verão, sendo concluída no primeiro semestre de 2026.
“É uma grande intervenção nesta região da baía de Guaratuba, no entorno da Praça dos Namorados, que já é muito frequentada pelos visitantes e moradores da cidade, e que vai ser requalificada para atrair ainda mais turistas, gerando mais renda para quem vive no Litoral”, concluiu o secretário do Planejamento.
Comments