top of page

Brasil volta a ter dois pilotos na Fórmula 1 desde 2022

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

09/04/2025


Felipe Drugovich e Gabriel Bortoleto vão participar do primeiro treino livre para o GP do Bahrein



A primeira sessão de treinos livres para o GP do Bahrein, a ser realizada na sexta-feira (11), vai representar um dado interessante para o Brasil na Fórmula 1: o país vai voltar a ter dois pilotos na pista em um mesmo dia, o que não acontecia desde 2022. Gabriel Bortoleto, titular da Sauber, vai ganhar a companhia de Felipe Drugovich, reserva da Aston Martin e substituto de Fernando Alonso na atividade.

 

- Estou muito feliz por voltar a pilotar na F1, especialmente tão no início da temporada. Estou me preparando no simulador para ter uma noção do carro, e o Bahrein é uma pista que conheço bem e gosto muito de dirigir. Estou animado para contribuir e fornecer à equipe os dados de que ela precisa para dar o melhor de si neste fim de semana. Agradeço a toda a equipe pelo apoio contínuo - declarou Drugovich.

 

A última sessão em que dois brasileiros dividiram a pista na F1 foi o primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi de 2022, etapa que encerrou aquela temporada. Na ocasião, Felipe assumiu a Aston Martin de Lance Stroll, logo após conquistar o título da Fórmula 2 daquele ano.

 

O outro brasileiro a participar daquele treino foi Pietro Fittipaldi, reserva da Haas que assumiu o papel de substituir Mick Schumacher, filho do heptacampeão Michael Schumacher. Pietro foi o 17º, e Drugovich ficou em último lugar na sessão - curiosamente, outros dois pilotos no grid atual da F1 pilotaram como reservas: Liam Lawson, hoje na RB, e Jack Doohan, da Alpine.

 

Enquanto Bortoleto já fez três corridas na Fórmula 1, Drugovich só teve oportunidades nos treinos livres. Felipe pôde pilotar o carro da equipe inglesa em cinco ocasiões, e seu melhor resultado foi um segundo lugar na sessão que abriu o GP de Abu Dhabi de 2023.

 

Se levarmos em consideração apenas as corridas, a última vez em que dois brasileiros participaram de uma mesma prova está ainda mais longe: aconteceu no GP de Abu Dhabi de 2016, com Felipe Massa, na Williams, e Felipe Nasr, na Sauber. Massa terminou a prova em nono, e Nasr se despediu da F1 com o 16º lugar.

 

No ano seguinte, foi a vez de Massa deixar a Fórmula 1, e o Brasil ficou sem um piloto titular até a entrada de Bortoleto neste ano. Pietro Fittipaldi chegou a disputar duas provas em 2020, mas substituindo Romain Grosjean após o grave acidente sofrido pelo francês no Bahrein.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page