top of page

2º Seminário “A Química da Cerveja: O Saber e o Sabor”

  • admjornale
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

24/04/2025



O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) promove o 2° Seminário “A Química da Cerveja: O Saber e o Sabor”, com os palestrantes Prof. Dr. Alfredo Muxel, Prof. Duan Ceola, Eng. Felipe Francisco e Eti Meira, no dia 08 de maio, às 09h00, no Centro de Eventos. O evento é uma promoção da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Química e da Diretoria de Apoio Sociocultural.


Prof. Dr. Alfredo Alberto Muxel é Doutor em Química Inorgânica – Bioinorgânica (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Química dos Recursos Naturais (2007) e graduado em Química (2004) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Ciências Exatas e Educação da UFSC – Campus Blumenau desde 2014 onde também atua como coordenador do curso de graduação em Química (gestão 2020-2024). Na pesquisa se dedica a síntese de complexos modelos para metaloenzimas com potencial atividade biológica. Na graduação leciona disciplinas teóricas e experimentais de Química Geral e Química Inorgânica. Na área cervejeira, é o autor do livro Química da Cerveja, ministra na graduação a disciplina de Fundamentos de Produção de Cerveja e coordena o projeto de extensão “Cervejaria Escola” que tem como objetivo produzir e divulgar conhecimentos sobre a produção de cerveja artesanal, por meio do desenvolvimento de material técnico e cursos referente ao tema, como os de “produção de cerveja artesanal” e “análise e avaliação sensorial de cervejas”, promovendo a transferência de conhecimento, a formação e a capacitação profissional.


Prof. Duan Ceola é Químico pela Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT e Mestre em Química Aplicada na mesma instituição. Sommelier de Cerveja pela Doemens Akademie (Alemanha) / Escola Superior de Cerveja e Malte (Brasil). Atualmente atua como coordenador, professor, e laboratorista na Escola Superior de Cerveja e Malte – Blumenau/SC. Atua como consultor para cervejarias com foco na otimização fabril, elaboração e ajuste de receitas, desenvolvimento de projeto laboratorial para o acompanhamento físico-químico dos ingredientes, produtos intermediários e produtos finais. Pesquisador em lúpulo e técnicas de lupulagem com publicações em periódicos nacionais e internacionais. Supervisor de laboratório na cerveja Bellbrück em Chapecó/SC. Idealizador da Copa Brasileira de Lúpulos.


Felipe Francisco é Engenheiro Agrônomo com doutorado em cultivo de lúpulo. Pioneiro no cultivo de lúpulo no Brasil, trabalha há 16 anos com pesquisa, produção e assistência técnica no ramo lupuleiro. Proprietário da TechLúpulo, sócio das empresas VJ Máquinas Agrícolas e Greenest.


Etienne Meira tem Graduação em História – UFPR, com ênfase em história da alimentação (2009). Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade – UNIVILLE, com ênfase em história e cultura da alimentação (2012). Curso Bartender – SENAC PR (2007). Sommelière de cachaças – Paladar Estadão SP – 2012. Sommelière de cervejas – Universidade Positivo PR – 2016. Juíza Internacional BJCP (Beer Judge Certification Program) – Sidras, Hidroméis e Cervejas – nível Certified. Docente convidada em:

Centro Europeu, PUC – PR, UP e outras instituições de gastronomia e sommeliaria. Atua na área comercial de bebidas há mais de 10 anos.


Fabricar cerveja sempre foi considerada uma atividade misteriosa. Documentos antigos, estabelecendo associações de cervejeiros medievais, fazem menção ao “mistério e arte de fabricar cerveja”. Conhecer seus processos físico-químicos é uma das coisas mais fascinantes que existem.


Este Seminário dará conhecimento da produção de Cerveja, desvendando seus processos de fabricação, seus importantes insumos, principalmente a química envolvida. O público será levado à revelação dos mistérios e da magia da transformação em importante e salutar bebida.


PROGRAMAÇÃO:


MANHÃ


  • 09h00: Abertura

  • 09h30: Palestra “A Química da Cerveja II”, com Prof. Dr. Alfredo Muxel (UFSC);

  • 10h15: Intervalo com degustação e interação com Mestres Cervejeiros Expositores;

  • 10h45: Palestra “O Lúpulo – Características, sabores e processos químicos e físicos”, com Prof. Duan Ceola (ESCM)


TARDE


  • 14h30: Palestra “A produção do Lúpulo – da terra ao copo”, com o Eng. Agrônomo Felipe Francisco.

  • 15h00: Palestra “Degustação Guiada – Análises sensoriais dos compostos Químicos”, com os Professores Alfredo Muxel e Duan Ceola. Degustação e interação com Mestres Cervejeiros expositores.

  • 15h45: Palestra “Harmonização de Cervejas com Comidas”, com Eti Meira (Beer Sommelier);

  • 16h30: Degustação e interação com Mestres Cervejeiros Expositores.


Foto: Divulgação

Últimas Notícias

bottom of page