top of page

Jack Dempsey Vs Gene Tunney em uma luta controversa de 1927

Jack Dempsey foi o campeão escolhido pelo povo quando enfrentou Gene Tunney, pela segunda vez em 22 de setembro de 1927

Jack Dempsey Vs Gene Tunney em uma luta controversa de 1927

Embora sempre popular, o ex-campeão dos pesados roubou a afeição do público com a derrota, quando perdeu para Tunney em sua em seu primeiro confronto 366 dias antes. O promotor Tex Rickard estava ciente do novo status de Dempsey e passou um ano inteiro divulgando a sequência dessa grande luta.

Antes de sua primeira luta, Rickard estava tentando combinar Tunney com o principal candidato negro, Harry Wills, em uma eliminatória, mas Wills – por tanto tempo evitado – se aposentou. Rickard perdeu pouco tempo para fazer Dempsey Vs Tunney e cerca de 120.000 fãs apareceram no Sesquicentennial Stadium, na Filadélfia, para assistir à luta.

Tunney era o oposto de Dempsey em muitos aspectos. Gene foi considerado, articulado e educado. Jack, enquanto isso, era uma criatura selvagem que confiava em seus instintos e agia de acordo com eles. Em sua primeira luta, Tunney havia dominado Jack, com sua habilidade superior de boxe, ganhando uma decisão unânime de 10 rodadas. Seu jab foi o melhor que Dempsey já enfrentou e ele não poderia fazer nada para impedir o título mundial dos pesos pesados ​​escorregar de suas mãos.

Então a revanche foi marcada para o Soldier Field de Chicago, e 104.493 fãs – a maioria dos fãs eram de Jack Dempsey – compareceram para ver se Jack poderia recuperar seu título.

A bolsa do campeão foi de $ 990.000, mas Tunney enviou ao promotor Rickard $ 10.000 para que ele pudesse receber um prêmio de $ 1 milhão. Dempsey – lutando como desafiante pela primeira vez em oito anos – ganharia US $ 450 mil pelo seu desafio.

Antes do início da luta o árbitro Dave Barry havia explicado cuidadosamente que quando um dos pesos pesados fosse derrubado, o outro deveria caminhar até um canto neutro e então a contagem começaria. Anteriormente, um lutador poderia passar por cima de sua presa ferida.

Tunney estava no comando das seis rodadas, seu jab, novamente, provando ser uma arma perfeita contra o onipresente Mauler. E então, no sétimo, aconteceu. Dempsey notou que a guarda de seu rival estava baixa, Jack golpeou o campeão até derruba-lo. A multidão foi a loucura.

Dempsey ganhou o título ao derrotar Jess Willard em 1919, derrubando-o repetidas vezes. Naquela época, as regras eram diferentes. Dempsey foi autorizado a ir para cima de seus adversários quando estavam acabando de se recuperar, com golpes rápidos na cabeça. Mas desta vez, contra Tunney, as regras eram diferentes. Inicialmente, ele se recusou a ficar no canto neutro, dando a Tunney alguns segundos a mais para se recuperar. Eventualmente, o campeão levantava em “nove”. Deve-se notar que, apesar de estar na lona por 14 segundos, Tunney apareceu para ouvir a contagem e parecia capaz de se levantar antes.

O campeão recuperou o controle, e recuperou o equilíbrio. Ele segurou Dempsey na oitava rodada e fechou a luta no comando do combate. Mais uma vez, Dempsey perdeu por decisão convincente de 10 rounds, em novas regras.

Dempsey se aposentaria após a luta, declarando que ele tinha muito dinheiro e nenhum problema mental devido ao boxe. Tunney também não ficou por muito mais tempo, mas essa luta, exatamente a sétima rodada e a “contagem longa” sempre seriam discutidas pelos fãs. Mas não pelos lutadores. Tunney afirmou que ele pegou a contagem do árbitro em “dois” e poderia ter se levantado a qualquer momento, mas optou por esperar até “nove” por razões táticas. Dempsey disse: “Não tenho motivos para não acreditar nele. Gene é um ótimo cara.”



Últimas Notícias

bottom of page