top of page

Muhammad Ali Vs Henry Cooper no Estádio de Wembley em 1963

O relatório original da luta feito pelo site Boxing News de quando Henry Cooper conheceu Cassius Clay, então conhecido como Muhammad Ali, em 18 de junho de 1963


Cassius Marcellus Clay, o americano de 21 anos, conhecido como Louisville Lip, o bumbo de Louisville, Gorgeous Cassius, descreveu-se como o mais bonito dos pesos pesados ​​de todos os tempos, corretamente profetizou a rodada em que derrotaria Henry Cooper.

Mas Henry não caiu em cinco rounds, como Cassius havia previsto. O árbitro de Londres, Tommy Little, justamente interveio porque o olho de Cooper, que foi cortado no segundo round, foi gradualmente se agravado e não pôde ser reparado.

Foi um clímax dramático para a grande luta mais febril da Grã-Bretanha por muitos e muitos anos.

A pesagem televisionada, que aconteceu no palco do teatro de variedades mais famoso da Grã-Bretanha, o London Palladium, atraiu uma multidão recorde.

Infelizmente para o promotor Jack Solomons, Cooper e Clay, que estavam lutando por uma porcentagem da bilheteria, houve uma chuva forte e constante, a maior parte do dia e, embora o tempo melhorasse à noite, havia muitos lugares vazios no 90.000 acentos.

Mas apesar de muito lugares vazios, a multidão, que havia participado do show comunitário da tropa de infantaria do exército britânico Coldstream Guards, invadiu em um tremendo rugido quando os dois gladiadores entraram no estádio com luzes apagadas, muito suspense.

Eles foram seguidos de seus vestiários em lados opostos da arena por potentes holofotes e fanfarras do centro dos ringues pelos homens da Coldstream.

Clay, que se considera o rei dos pesos pesados, usava um roupão vermelho e branco na altura do tornozelo, no qual estava estampada a frase: “CASSIUS CLAY - THE GREATEST”. E ele também usava uma coroa.

Cooper contentou-se com um simples roupão azul e branco que continha as palavras: HENRY COOPER - INGLATERRA

Parecia uma relíquia de seus dias amadores, pois se assemelhava a um antigo roupão do Amateur Boxing Association.

A multidão estava aplaudindo Cooper e vaiando o fanfarrão Clay, e implorando a Henry para que lhe desse uma surra, enquanto se preparavam para entrar em ação.

E Henry devidamente machucado em uma quarta rodada sensacional.

Nessa altura, os homens do corner de Cooper não podiam reparar adequadamente a lesão no olho e Henry estava desesperado. Ele estava jogando socos descontroladamente em um esforço para tentar puxar a luta para fora do fogo.

Clay, que podia sentir que o fim estava próximo, estava provocando Cooper.

O jovem americano manteve as mãos baixas e, em vez de se mover dentro dos ganchos imprudentes do agora ansioso Cooper, estava apenas se afastando e respondendo com grupos de contra-socos.

Mas esse balanço agravante quase causou uma explosão naquela quarta rodada.

Quando Cassius se afastou, ele rolou para a direita no arco do gancho de esquerda de Cooper e caiu na lona.

O Maior Peso Pesado de Todos os Tempos estava se alastrando naquele ringue em Londres com a chuva caindo constantemente e os fãs ficando loucos de excitação. Eles fizeram tanto barulho que até mesmo alguns poucos ouvintes puderam ouvir a contagem.

Cooper, com os olhos sangrando profusamente, estava esperando para atacar Clay com o que todos os britânicos esperavam que pudesse ser o impacto da década. Mas o americano um tanto abalado, com o nariz sangrando, subiu pouco antes de o sino terminar a rodada.

Ele pode ter sofrido mais com o orgulho do que com ferimentos físicos e ele certamente parecia um jovem irritado quando ele veio para “THE ROUND” - o quinto round.

Até agora pensávamos que ele tratava Cooper muito casualmente e se contentava em fazer Henry perder.

Agora ele disparou em velocidade máxima. Agora vimos aqueles socos rápidos de que tanto ouvimos falar.

Espreitando para fora de seu olho quase fechado, Cooper estava em uma tremenda desvantagem. Ele não podia ver o fluxo de direitos que Clay, que bombardeava ele. Ele estava lento de pé e tentando conduzir a batalha com apenas um olho. E isso é impossível contra um perfurador rápido como Clay.

Embora estivesse lutando bravamente, Henry estava se tornando um alvo quase indefeso para um lutador que parecia estar se abrindo na última volta.

Antes da rodada foi meio minuto para os fãs de Cooper falarem "Parem com isso", e quando a rodada foi de apenas 1 minuto e 15 segundos. O velho árbitro se aproximou, chamou Clay e escoltou o britânico a seu canto.

Mais uma vez eles aplaudiram Cooper e vaiaram Clay, o que achamos que era injusto, pois tinha sido uma luta extremamente limpa.

Clay estava certo. Ele venceu na quinta rodada, como ele disse que faria, e apesar de uma paralisação por um olho cortado não é uma vitória satisfatória, é uma maneira em que muitas lutas chegaram ao fim.

Henry Cooper não nos decepcionou. Ele deu uma grande luta ao grande Clay.

Na verdade, ele estava vencendo a luta nas duas primeiras rodadas, quando seus perigosos ganchos de esquerda assobiavam perigosamente as orelhas de Clay. Clay foi forçado a segurar o primeiro round e foi advertido pelo árbitro, que interrompeu o processo e apontou um dedo para Cass, treinador de Clay. Quando eles se separaram no primeiro round, Cooper perseguiu seu homem até as cordas e se afastou furiosamente com as duas mãos.

Clay não gostou dessa explosão de beligerância do homem de Bellingham, que tantas vezes Clay o chamou de “um vagabundo”.

Ele foi forçado a recuar e mais de uma vez olhou para o árbitro pedindo ajuda quando Cooper, mostrando uma onda incomum de agressão, acertou-o no final do intervalo.

Na segunda rodada, Cooper novamente dominou o ataque e Clay foi obrigado a fazer pleno uso do ringue para evitar as oscilações violentas de Henry.

Foi nessa rodada que o problema dos olhos de Cooper começou.

Ele percebeu que, se tivesse alguma chance, estava bem aqui e agora, e ele nos fez sentir muito orgulhosos ao perseguir e atormentar seu rival americano.

Mas Clay, embora machucado às vezes, manteve-se fora de perigo e na terceira rodada teve a luta quase sob controle.

Ele permitiu que o agora ansioso e impaciente Cooper se ocupasse. Cassius segurou as mãos tentadoramente baixo e Henry quase se jogou em Clay para tentar acertar um daqueles ganchos na mandíbula. Mas o rapaz de Louisville, que agora quase se movimentava para fora de perigo, entrou, de repente, com combinações rápidas, contra as quais o campeão britânico não tinha defesa.

Esse foi o padrão da luta na terceira rodada e na quarta.

Como mencionamos anteriormente, Cassius se levantou e o sino nos impediu de ver se Cooper poderia ter seguido sua vantagem inesperada ou Clay teria sido incitado a uma ação mais positiva.

Durante o intervalo, descobriu-se que a luva esquerda de Clay explodiu. Nós sabemos que ele saiu para a rodada - o quinto round - de mau humor. Ele estava dando socos em um ritmo rápido e o rosto de Cooper estava sendo bastante cortado quando ele foi parado.

Depois da luta, Clay trocou a zombaria para aplaudir Cooper.

"Ele não é mais um vagabundo", disse Clay. "Ele me bateu com mais força do que qualquer outra pessoa que conheci."

Má sorte, Henry. Parabéns Cass. Foi bom ver você.

Últimas Notícias

bottom of page