Um dos famosos retornos da história do boxe: George Foreman, 1987
- 4 de jun. de 2018
- 3 min de leitura
De acordo com o site Boxing News, George Foreman parecia "gordo e lento" quando ele derrotou Steve Zouski em quatro rodadas em Milwaukee, Wisconsin em 9 de março de 1987 - 10 anos depois de sua última luta.

(foto ilustrativa)
Matt Christie retorna às raízes de um dos mais famosos retornos da história do esporte - George Foreman
Gerorge Foreman de 38 anos, pesando mais de 120 quilos, não tinha lutado desde que perdeu para Jimmy Young em 1977 e foi forçado a voltar ao boxe por razões financeiras.
Poucos estavam levando seu retorno a sério, particularmente agora que o mundo dos pesos pesados estava sendo dominado por Mike Tyson.
Steve Zouski tinha sido derrotado por Tyson 12 meses antes e não avaliou as chances do ex-campeão de recuperar seu título, dizendo que Foreman "terá que trabalhar muito mais e precisa de um pouco de sorte", antes de acrescentar: “Muitos caras lá fora, que são maiores e mais rápidos do que eu, podem dar alguns socos que podem derruba-lo”.
Foreman não foi impressionante, arrastando-se atrás de Zouski antes de alcançá-lo no quarto round. Alguns espectadores - indubitavelmente com memórias de Foreman destruindo todos os seus oponentes nos anos 70 - temiam pelo futuro do grande e poderoso Foreman se ele persistisse com seu retorno, mas o próprio Foreman disse: “Ei, eu estou fora há 10 anos. Nem um ano, nem 10 meses, mas 10 anos. Nesses 10 anos eu relaxei, fiquei gordo e tive filhos. O que mais você pode esperar de mim?"
O velho ativista havia planejado sete ou oito rodadas para perder um pouco de sua ferrugem de 10 anos, mas alegou que ele foi para o fim da luta mais cedo devido a um inchaço que sofreu sob o olho esquerdo que começou a piorar, quase fechando sua visão. No final, os 5.000 torcedores aplaudiram Foreman, mas algumas vaias foram ouvidas antes do final.
Foreman ganhou US $ 24.000 - sua porcentagem da bilheteria - e seu agente declarou sua intenção de colocar os fundos para o trabalho da igreja, para um centro da juventude em Houston, Texas.
Antes do gongo de abertura, Foreman parecia relaxado e feliz por estar de volta ao ringue. Estava muito longe do brutamontes que aterrorizou Joe Frazier e Ken Norton.
O tempo acalmou sua raiva e ele admitiu sentir compaixão por seus adversários, dizendo que parou de bater em Zouski para dar um tempo dele respirar. "Eu bati nele com um gancho de esquerda e deixei ele se recuperar", disse George. "Você pode me imaginar fazendo isso há 10 anos atrás? Acho que não!"
Na derrota, Zouski caiu para 25-11, um recorde que incluiu perdas para Marvis Frazier e Tony Tubbs, assim como Foreman e Tyson. Esta foi sua sétima derrota consecutiva.
O chefe da comissão de boxe da Califórnia, Ken Gray, não ficou impressionado com o espetáculo e queria ver melhorias na performance de Foreman, se seu retorno continuasse. "Nós aprovamos George com base em ele estar em um bom estado físico", disse Gray. “Mas antes de ele lutar novamente, acho que teria que falar com ele sobre o seu peso e também sobre enfrentar um adversário mais forte. Meu entendimento é que ele pretende fazer as duas coisas, e tudo bem. Mas só queremos ter certeza de que não temos uma repetição dele neste estado físico".
Sete anos mais tarde, 45 anos de idade, George Foreman surpreendeu o mundo quando ele nocauteou Michael Moorer para recuperar o título mundial dos pesos pesados.
E encerrou sua carreira como boxeador perdento uma luta para Shannon Brigs em 1997.
Comments