John L. Sullivan, a transição do boxe sem luva e com luva
- 31 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
"John L Sullivan, considerado o primeiro campeão mundial de peso-pesado, foi um dos únicos do gênero", escreve Matt Bevan

No dia 15 de outubro de 1858 nasceu um dos maiores nomes da história do boxe. John L. Sullivan, ele foi um dos primeiros heróis esportivos da América e é um imortal do boxe, é amplamente considerado o elo entre a luta sem luva e com luva.
Sullivan venceu o título dos pesos-pesados americanos em 1882, quando venceu Paddy Ryan em uma disputa sem luvas, ganhando de Ryan com um nocaute na nona rodada. Ele foi premiado com o título mundial em 1885 e reinou por 10 anos, mas se recusou a lutar contra os boxeadores negros durante o seu reinado, desenhando o que seria conhecido como "linha de cor" (colour line) do boxe.
Ele havia demonstrado proficiência com os punhos bem antes disso, como costumava lutar nos bares de Boston, onde costumava fazer um desafio aberto, dizendo que "podia derrotar qualquer homem na casa".
Ele perdeu seu título para James J. Corbett em Nova Orleans em 1892. Foi a primeira luta pelo título mundial dos pesos pesados travada sob as regras de Queensbury. Corbett era conhecido por sua excelente habilidade no boxe e ganhou de Sullivan que estava fora de forma na 21ª rodada.
Então Sullivan se aposentou. Ele não lutava apenas nos ringues profissionais, mas também em exposições e lutas casadas. Ele foi um alcoólatra ao longo de sua carreira, mas jurou parar com a bebida depois que se aposentasse. E finalmente se tornou um professor de sobriedade.
Sullivan gastou a maior parte da fortuna que ganhou durante sua carreira, se aposentando em uma fazenda em Massachusetts, casando três vezes em sua vida.
Ele morreu de um ataque cardíaco em fevereiro de 1918, mas até mesmo seu enterro, como muito de sua carreira, não foi inteiramente planejado. Aparentemente, o chão estava tão congelado que eles precisavam de dinamite para abrir um buraco para o túmulo.
Seu velho rival Jake Kilrain, que Sullivan derrotou na 75ª rodada na última luta pelo título, em 1889, disse que "o velho John L. teria aprovado".
Sullivan ainda é lembrado como uma verdadeira lenda do esporte, com um recorde de 38 (32) -1-1 e foi introduzido no International Boxing Hall of Fame em 1990 como parte da classe original.
Ele foi pioneiro e fez o boxe à sua maneira, uma vez dizendo a um repórter: “Não há segredo na luta. Apenas saia rápido do seu canto, bata no outro cara o mais forte que puder e acerte-o primeiro.”
Comments