Sonny Liston tornou-se campeão mundial de peso pesado em 1964, nocauteando Floyd Patterson às 2:06 da primeira rodada | Em 1964 - Voando como uma borboleta e ferroando como uma abelha, Liston Vs Ali
(Liston) Sua primeira defesa do título foi uma revanche com Patterson, que durou quatro segundos por mais tempo do que ele fez pela primeira vez. Muitos consideraram Liston como invencível. Com um impressionante registro de nocaute, Liston era um lutador que muitos outros pesos pesados estavam relutantes em se encontrar no ringue. Por exemplo, Henry Cooper disse que desejaria uma chance para o título se Clay ganhasse, mas ele não entraria no ringue com Liston.
Muitas vezes descrito como recluso, Liston não era um para sorrir muito ou falar com a imprensa com muita frequência. Cassius Clay, por outro lado, era um desafiante de 22 anos de falecimento que apreciou o foco. Ele ganhou a medalha de ouro nos metais pesados nos Jogos Olímpicos de Roma de 1960 e teve grande velocidade de mão e pé - para não mencionar uma oferta ilimitada de confiança. No entanto, Clay não teve um impressionante 1963: ele ganhou uma disputa decisão de dez rodadas contra Doug Jones e foi derrubado por Henry Cooper.
Em 5 de novembro de 1963, Liston e Clay assinaram para lutar. A luta seria realizada em Miami Beach, Flórida - onde Clay residia na época e onde seu treinador, Angelo Dundee, operava The 5th Street Gym - em 25 de fevereiro de 1964. Poucos acreditavam que Clay (Muhammad Ali) poderia vencer Liston. Em uma pesquisa de jornalistas antes da luta, o favoritismo de lSonny era de 46 para 43 contra Clay (Ali).
A luta começou com Clay mostrando muito movimento, usando seu jab rápido e eficaz e combinações rápidas, tornando difícil para Liston marcar com seu jab mais lento e golpes pesados. Na terceira rodada, Clay abriu seu ataque e bateu Liston com várias combinações que causaram um hematoma sob o olho direito de Liston. Durante a quarta rodada, Clay, mantendo sua distância continuou minando. No entanto, quando ele (Cley – Ali) voltou para o seu canto, ele começou a piscar violentamente e reclamou que havia algo queimando em seus olhos e que ele não podia ver. Angelo Dundee enxaguou os olhos de Clay com uma esponja e empurrou-o para começar a quinta rodada, dizendo-lhe para ficar longe de Liston.
"Eu não sabia o que diabos estava acontecendo", Dundee lembrou em um especial da NBC 25 anos depois. "Ele disse," cortar as luvas. Eu quero provar ao mundo que houve uma luta suja. " E eu disse, 'whoa, whoa, de volta baby. Vamos agora, isso é para o título, esta é a grande chance. O que você está fazendo? Sente-se!' Então eu o pego, pego a esponja e eu despejo a água em seus olhos, tentando limpar tudo o que está lá".
A agitação fez com que o árbitro Barney Felix caminhar em direção ao canto de Clay. O desafiante, com os braços dominados em rendição, exigia que a luta fosse interrompida e Dundee, temendo que a luta pudesse de fato ser interrompida, deu à sua acusação uma ordem de uma palavra: "Corra!"
Muitos teorizaram que uma substância usada nos cortes de Liston por Joe Pollino, seu cutman, pode ter provocado a irritação inadvertidamente. "Joe Pollino usou a solução de Monsel no corte",
O contendor de peso pesado, Eddie Machen, disse acreditar que os manipuladores de Liston fizeram uso deliberado de medicamentos ilegais para prejudicar Clay, que ficou temporariamente cego. "O mesmo aconteceu comigo quando lutei com Liston em 1960", disse Machen. "Eu pensei que meus olhos estavam queimando na minha cabeça, e Liston parecia saber que isso aconteceria". Ele teorizou que os manipuladores de Liston iriam esfregar a medicação em seus ombros, que depois seriam transferidos para a testa do oponente durante a luta e escorrer para os olhos com o suor. "Clay fez pior quando ele começou a gritar e deixou Liston saber que funcionou".
Pollino mais tarde confessou ao repórter Jack McKinney que Liston ordenou que ele esfregasse um composto adstringente nas luvas antes da quarta rodada. Pollino obedeceu, e Liston enfiou as luvas no rosto de Clay no quarto round.
Clay conseguiu sobreviver à quinta rodada, seus olhos se aclararam e ele retomou o controle da luta. Durante o sexto round, Clay conseguiu várias combinações efetivas, aparentemente à vontade. Em seu banquinho seguindo a sexta rodada, Liston disse a seu corner que não podia continuar, reclamando de uma lesão no ombro. Ele não respondeu o sino para a sétima rodada e Clay foi declarado vencedor por nocaute técnico. Clay saltou para o centro do ringue e comemorou a vitória com as mãos erguidas diante do público enlouquecido. Ele então correu rapidamente para as cordas e começou a gritar na mídia do ringue, dizendo: "Eu sou o maior"
The Ring chamou a luta Clay-Liston "Fight of the Year" e mais tarde o chamaria de "Fight of the Decade" e "Upset of the Decade".
Ombro ferido de Liston:
Liston foi levado para o Hospital St. Francis após a luta e saiu horas depois com seis pontos sob o olho esquerdo e o braço esquerdo imobilizado. Oito médicos consultaram e chegaram à conclusão de que ele rasgou o músculo do ombro. O Dr. Alexander Robbins disse: "Não há dúvida de que a luta deveria ter sido interrompida".
A Miami Beach Boxing Commission ordenou que a bolsa de Liston fosse retida após a luta, sem que Liston fosse pago. Quando perguntado por que, o presidente da comissão, Morris Klein, disse: "Nós só queríamos ter certeza de que tudo estava certo". Após o relatório dos médicos, a comissão ficou convencida de que não havia nada errado e permitiu que Liston recolhesse sua bolsa.
Jack Nilon, o conselheiro de Liston, disse que Liston feriu seu ombro durante o treinamento, mas eles decidiram contra o adiamento da luta "porque achamos que poderíamos lidar com isso".
Cassius Clay se torna Muhammad Ali
Em 27 de fevereiro de 1964, Clay anunciou que era membro da Nação do Islã. Sua participação no grupo foi divulgada na noite anterior na convenção nacional anual do grupo em Chicago pelo líder da Nação do Islã, Elijah Muhammad.
"Comecei a adorar dessa maneira religiosa, cinco anos atrás, quando ouvi um colega chamado Elijah Muhammad no rádio falar sobre as virtudes da religião islâmica", disse Clay. "Eu também ouvi seus ministros. Ninguém poderia provar que ele estava errado, então eu decidi me juntar".
Clay começou a se chamar Cassius X, já que os membros da organização adotaram o sobrenome X porque não queriam mais ter nomes relacionados a famílias escravas.
Em 6 de março de 1964, Elijah Muhammad anunciou em uma declaração gravada na rádio que Clay seria renomeado Muhammad Ali. Muhammad significa "digno de todos os louvores", enquanto Ali significa "mais alto".
Alegações de uma reparação:
Porque Liston era o favorito e tinha vínculos com o crime organizado, muitos especularam que a luta foi roubada.
Após uma investigação de um mês de duração, o procurador do estado da Flórida, Richard E. Gerstein, disse que não havia evidências para apoiar a reivindicação de fraude.
Um subcomité do Senado dos Estados Unidos realizou audiências três meses depois e também não encontrou evidências.
Documentos divulgados no Washington Times em 2014 sob a Lei de Liberdade de Informação mostram que o FBI suspeitou de Ash Resnick, um jogador de Las Vegas com conexões com o crime organizado, de “consertar” várias partidas de boxe, incluindo a primeira luta de Clay-Liston. Os documentos não mostram nenhuma evidência de que Ali estava no esquema ou mesmo sabia disso. E nada sugere que a mesa tenha corroborado completamente as suspeitas que investigou.
Futuras Lutas
Da luta em si, com a TV e outros direitos, de Clay-Liston arrecadou cerca de US $ 4,5 milhões, uma das duas maiores conquistas da história na época. Aqui como o dinheiro foi dividido:
Bill McDonald
Ele colocou US $ 625 mil para a promoção de Miami, gastou US $ 140 mil em despesas e levou US $ 402,000. Ele perdeu $ 363,000.
Sonny Liston - US $ 1.360.500
Intercontinental Promotions, Inc.
Jim e Bob Nilon, Liston e advogado G.D. Cherry arrecadaram US $ 813.000. Nilons obteve 72%, Liston 22% (sua participação está incluída no total acima) e Cherry 5%.
Cassius Clay - $ 315,000
O sindicato Louisville de 11 homens ficou com US $ 315.000 (Clay)
Theatre Network Television, Inc. $ 362,000
Expositores de circuito fechado
Eles conseguiram metade da TV. Cobrado US $ 1.750.000
Algumas frases!
"Ele deveria ser preso por representar um lutador". - Liston falando sobre Clay antes da luta
"Ele é muito feio para ser o campeão mundial! O campeão do mundo deve ser bonito como eu!" - Clay fala sobre Liston em uma entrevista pré-luta
"Rodada oito para provar que eu sou ótimo!" - Previsão de Clay antes da luta
"Se Sonny Liston ganhar, vou beijar seus pés no ringue, arraste-me de joelho, dizer que ele é o maior e pega o próximo jato para fora do país". - Clay em uma conferência de imprensa pré-luta
"Comam suas palavras!" - Clay gritando contra jornalistas após a luta
Assista a luta abaixo