top of page

Um pouco do boxe Olímpico


Um dos esportes mais antigos registrados no mundo, o boxe foi incorporado nos Jogos Olímpicos Antigos em 688 aC, quando Onomastos de Smyrna ganhou a primeira medalha de ouro em boxe. Apenas 18 atletas estavam competindo quando o boxe foi lançado na era olímpica moderna na terceira edição dos Jogos em St. Louis em 1904, mas nos Jogos de Londres quatro anos depois, esse número cresceu para 41, dividido em cinco categorias de peso.

Nos Jogos Olímpicos de Antuérpia de 1920, a competição foi forte. Na Bélgica, 116 concorrentes de 12 nações competirão por medalhas, com a África conquistando seu primeiro ouro em boxe graças a Clarence Walker. Oito anos depois, em Amsterdã, pela primeira vez, as equipes nacionais se limitaram a colocar um boxeador por classe de peso.

Desde então, o boxe olímpico evoluiu e desenvolveu e criou seus próprios ícones como Laszlo Papp, o defensivo húngaro que conquistou três medalhas de ouro consecutivas em 1948, 1952 e 1956. Quatro anos depois, foi a vez de um jovem de 18 anos de idade conhecido com o nome de Cassius Clay para começar a escrever na história e começar uma brilhante carreira ao pegar o ouro em Roma.

O primeiro medalhista de ouro asiático seria o japonês Takao Sakurai, que tomou o título em casa nos Jogos de 1964 de Tóquio. Quatro anos depois, uma equipe cubana consistentemente devastadora apareceu pela primeira vez em cena, liderada por Teofilo Stevenson, que repetiu a façanha de ouro triplicado de Papp durante a década de 1970, e depois por Felix Savon, que foi coroado campeão olímpico em 1992, 1996 e 2000.

Outras lendas do boxe, incluindo Joe Frazier, George Foreman, Ray Leonard e Oscar de la Hoya dos EUA, Valeriy Popenchenko e Danas Pozniakas da União Soviética, Mateus Parlov, Lennox Lewis do Canadá, Petar Lesov búlgaro Lesov e Robert Wangila do Quênia começaram suas carreiras brilhantes com um título olímpico. O mais novo campeão olímpico de boxe foi o atleta americano Jackie Fields, que ganhou ouro em 1924 com apenas 16 anos.

Após uma reunião histórica do COI em agosto de 2009, o boxe feminino tornou-se parte do programa oficial dos Jogos Olímpicos pela primeira vez em Londres 2012. Competindo três categorias de peso, Nicola Adams da Grã-Bretanha, Katie Taylor da Irlanda e Claressa Shields dos EUA foram coroados como as primeiras campeãs do de boxe feminino olímpico, concedendo três novos superstars neste ótimo esporte no processo. Agora, o Rio 2016 estão nos site especialistas, com muitas informações e evolução do esporte. (vale a pesquisa)

Últimas Notícias

bottom of page